segunda-feira, 23 de março de 2009

Empregos de hoje, de amanhã e de sempre!

Dependendo da realidade social, o profissional precisa correr atrás da vaga que não existe onde vive.

Franco Moraes
Empregabilidade é a palavra da moda. Todas as faculdades têm utilizado esse termo como uma maneira de chamar futuros alunos. Mas o que é empregabilidade?
Empregabilidade é a capacidade do mercado em absorver a mão-de-obra qualificada, ou seja, não adianta você fazer cursos porque estão ‘na moda’ se sua região não comporta a quantidade de profissionais disponíveis. Sempre sobra alguém.

É aí que entra um fator importante: ser um profissional para o mercado ou ser um profissional que faz o que gosta?
É necessário dosar estes dois fatores na hora de optar por uma profissão. Evidentemente o profissional que faz o que gosta é muito mais feliz.

Empregos de hoje
Atualmente existe uma procura grande por profissionais Técnicos em logística, telecomunicação e meio ambiente. Isso não quer dizer quem daqui há dois anos (média de duração dos cursos) ainda haverá esta procura. E fazer os cursos ‘da moda’ sem ter o perfil necessário pode ser formar um profissional desastroso.

Empregos de amanhã
Publicada em 6/11/2007 pelo Jornal Nacional, a pesquisa da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), em mais de 400 grandes empresas de todo o país, o curso superior em Engenharia de petróleo deve estar no topo da lista das oportunidades até 2015. Em segundo lugar, engenharia ambiental. As demais profissões são de formação Técnica nas áreas de alimentos, construção civil, indústrias química e petroquímica, na fabricação de produtos plásticos e de borracha.

Empregos de sempre
Para quem não tem grandes preensões e quer morar e trabalhar aqui, no Jardim Amanda, as perspectivas são duas: ser empreendedor (ter seu negócio) ou se dedicar às oportunidades existentes no comércio local, uma vez que o bairro não tem uma característica de pólo industrial.

Para um empreendedor o Sebrae disponibiliza muitas informações e cursos via internet no site www.sebrae.com.br. Tem, também, uma lista de pequenos comércios, seus prós e contras e muito mais.

Para quem quer se dedicar às oportunidades do comércio, cursos de informática, contabilidade, secretariado e administração podem dar um ‘plus’ na carreira.

Ranking das cinco profissões mais procuradas em Hortolândia.

1º. Analista (Faculdade de Informática)
2º. Programador (Faculdade de Informática)
3º. Administrador (Faculdade de Adminsitração)
4º. Assistentes/Auxiliares (cursos técnicos diversos)
5º. Professor (licenciaturas específicas)
Fonte: Catho (www.catho.com.br)

Algumas instituições gratuitas que oferecem cursos com alta empregabilidade na cidade/região:
Técnicos
Etec Hortolândia ( Administração, Informática, Nutrição e Dietética, Secretariado)
Etec Polivalente - Americana (Administração, Design de Interiores, Edificações, Informática, Mecânica, Secretariado, Segurança do Trabalho, Têxtil, Turismo)
Etec Bento Quirino - Campinas (Administração, Eletrotécnica, Mecânica, Manutenção, Eletromecânica, Logística, Telecomunicações)
Etec Conselheiro Antonio Prado - Campinas (Bioquímica, Meio Ambiente, Química)
Cotuca (Alimentos, Ambiental, Informática, Enfermagem, Gestão pela qualidade e produtividade, Eletroeletrônica, Equipamentos médico-hospitalares, Materiais metálicos, Mecânica, Plásticos, Projetos mecânicos assistidos por computador, Segurança do trabalho, Telecomunicações.
Superior
Unicamp (oferece graduação, pós, mestrado e doutorado em diversas áreas de formação)

Existem também instituições particulares, nas quais se paga para estudar, que oferecem bolsas de estudo. Se souber de algumas, não perca a oportunidade de tentar! Boa sorte!

Nenhum comentário: